Cálculos e Revisões Tarifárias

Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros

A Germânica possui larga experiência no ramo de transporte coletivo urbano de passageiros desde a década de 1.980. Em todos esses anos foram várias atuações com auditoria e consultoria e cálculos tarifários, tanto para empresários do setor quanto para o poder concedente.

A definição do sistema tarifário de um sistema de transporte público é uma atribuição do poder concedente – ressalvando que, no caso dos sistemas municipais, compete às prefeituras a definição do seu valor e estrutura, e no caso dos sistemas metropolitanos, a competência é dos estados.

Considera-se tarifa pública, como o rateio do custo total do serviço entre os usuários pagantes, sendo necessário, para seu cálculo o conhecimento de alguns elementos como: número de passageiros transportados, quilometragem percorrida e custo quilométrico. O custo quilométrico corresponde à soma dos custos variáveis com os custos fixos. Os custos variáveis mudam em função da quilometragem percorrida pela frota, e são subdivididos em: combustíveis, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios. Os custos fixos são gastos que independem da quilometragem percorrida. Consideram-se itens no seu cálculo:  custo de capital, depreciação, remuneração, despesas com pessoal, despesas administrativas.

O custo total do serviço corresponde ao custo quilométrico acrescido de tributos cobrados na localidade, tais como ISS, PIS, COFINS e TRFC.

A Germânica possui Atestado de Capacidade Técnica emitido por entes governamentais que comprovam a vasta experiência na prestação dos seguintes serviços:

– Cálculo da tarifa pública no sistema coletivo urbano e metropolitano de passageiros;

– Análise de planilha tarifária de terceiros, com emissão de parecer;

– Análise de dados de passageiros, frota, quilometragem, insumos, encargos sociais, combustível, quadro de horários de viagens, rotas e itinerários;

– Análise do fator de utilização de colaboradores utilizados nas viagens – FU;

– Análise de indicadores: IPK, PMM, PVD, PMV;

– Análise de consumo de combustível;

– Análise de custos totais e por passageiro transportado.